domingo, 14 de setembro de 2008

Youtube, Flickr, Blog e Aula passeio.

Junte tudo isso e seja um professor Web2.0

Sempre que conheço um novo recurso da web penso no desenvolvimento de atividades escolares. Seja com informática educativa, seja com diferentes disciplinas ou atividade interdisciplinar.

Hoje vou falar sobre o Youtube e o Flickr tentando assinalar pontos em comum que os fazem ótimos companheiros para uso pessoal e educacional.

O Youtube e o Flickr são duas ferramentas Web 2.0 que caracterizam-se pelo compartilhamento de arquivo, a categorização e a formação de redes sociais. Tanto os vídeos do YouTube quanto as fotos dos Flickr podem ser publicados em seu edublog.

No Youtube a idéia do “transmita você mesmo” é facilmente alcançável. Até um celular pode ajudar a produzir um pequeno filme que, descarregado no computador, passa ao Youtube em num rápido upload. As opções são: colocá-lo para uso privado, compartilhá-lo com um grupo de pessoas ou com o mundo. No caso do compartilhamento facilitamos seu acesso ao categorizá-lo, o que pode ser feito através das tags. Ao tornar seu vídeo público você vai se surpreender com a quantidade de acessos.

O mesmo se dá com suas fotos. O Flickr não é muito diferente do Youtube em termos de possibilidades. No Flickr podemos guardar nossas fotos em álbuns distintos, de acordo com as nossas preferências, disponibilizando-o para toda a web ou preservando nossa privacidade.

Você já pensou em disponibilizar fotos e vídeos dos passeios feitos com os alunos no Flickr ou no Youtube?

Mas não se esqueça de alguns cuidados importantes!

No caso de um passeio de estudo, como sugerido, o professor pode solicitar aos alunos que levem suas câmeras digitais e façam os registros em filme ou fotos (a turma pode ser dividida em equipes e cada uma responsável por registrar de uma forma). Os alunos decidem o que filmar e fotografar de acordo com o que julgarem mais significativo. Porém é importante orientá-los para que:

- não filmem ou fotografem os colegas individualmente, principalmente se forem menores;

- cuidem para que nas fotos em que os alunos possam aparecer elas sejam tiradas de longe, mostrando a turma em atividade.

- é aconselhável fotografar detalhes como as mãos ou os alunos de costas.

Quando a imagem de qualquer aluno for aparecer na Internet, ou mesmo na TV, é importante que os pais estejam cientes da sua publicação e que assinem uma autorização para o uso da imagem.

Depois de publicar os vídeos e a fotos podemos acrescentar um link de cada um para o blog da turma. Neste caso, para manter aceso o interesse pelo tema estudado na aula passeio o professor pode lançar questionamentos à turma sobre seus registros, e estes poderão ser respondidos através do sistema de comentários.

Experimente, seus alunos vão adorar!

Nenhum comentário: